Entenda como funciona a coordenação motora nas crianças e inspire-se em algumas brincadeiras que ajudam a aguçar essa habilidade nos bebês!
Coordenação motora é a capacidade que o corpo tem de desenvolver um movimento – e ela passa a existir logo nos primeiros dias de vida.
Estimular a coordenação motora nos bebês é importante para que ele desenvolva por completo algumas atividades, mas não se engane: ela não se restringe a apenas engatinhar ou se sentar.
Para começar o assunto precisamos entender que existem dois tipos de coordenação motora.
A sincronicidade entre músculos, articulações e cérebro é o que forma a coordenação motora.
Existem dois tipos: a grossa, que se utiliza grupos de músculos maiores desenvolvendo habilidades como correr, pular e subir escadas; e a fina, onde músculos pequenos são estimulados, como os dedos das mãos e, então, a capacidade de desenhar e manusear pequenos objetos é mais explorada.
Enquanto a coordenação motora grossa permite que a criança rasteje, ande e engatinhe, a coordenação motora fina faz com ela desenhe, encaixe peças e segure objetos.
Para os bebês, desenvolver habilidades motoras não se limita apenas a capacidade de fazer alguns movimentos.
Ela engloba o âmbito das experiências e compreensão do ambiente, ajudando na autonomia e na construção da autoestima da criança no futuro.
E aqui vale lembrar que não existe uma regra do que se deva acontecer a cada semana ou mês – cada pessoa desenvolve suas habilidades de forma única e exclusiva.
No geral, com algumas semanas de vida, a coordenação motora já dá às caras com o movimento de abrir e fechar as mãos.
Depois, com 2 meses, o bebê normalmente consegue movimentar a cabeça para encontrar quem está falando com ele.
No quarto mês, ele pode segurar um brinquedo e até mesmo virar de barriga para baixo.
Depois, a coordenação motora faz com que ele toque os próprios pés, levante os braços para ser pego no colo e começa a se sentar sem apoios. Consequentemente, essas habilidades vão se aflorando ao passar dos meses.
Com 1 ou 2 anos, a criança já consegue segurar um giz de cera com a mão, encaixar objetos dentro de recipientes, empilhar blocos, chutar uma bola (sem precisão, é claro) e outras atividades.
A partir dos 3 anos, a coordenação motora permite que a criança recorte um papel, faça traços com lápis de cor, pule com os dois pés e pedale um triciclo. As habilidades vão sendo desenvolvidas de forma gradual.
Agora que já entendemos o que é e como se apresenta a coordenação motora dos bebês, que tal estimular essa habilidade com brincadeiras?
De forma lúdica, fácil e divertida, alguns movimentos ajudam no desenvolvimento da criança. Separamos 6 atividades para você colocar em prática. Vamos lá?
Coloque o seu bebê deitado de costas e segure os tornozelos dele. De forma suave, dobre os joelhos aproximando-os da barriga e depois estique as perninhas.
Repita esse movimento lentamente e diversas vezes. Você pode adicionar uma música ou dizer palavras como “dobra” e “estica” para ele enquanto faz isso.
Sente seu bebê em uma bola de exercício e segure-o com firmeza pelos quadris.
Faça alguns movimentos com a bola lentamente: incline para frente e para os lados.
Isso irá fortalecer os músculos do abdômen do bebê e melhorar o equilíbrio, pois o movimento fará com que ele aprenda a trocar o peso de lado.
Alongamento são é só para os adultos não, hein? Uma forma fácil de praticar isso com o seu bebê é estimular para que ele alcance um brinquedo.
No chão, coloque um objeto próximo a ele, mas o suficiente para que ele tenha que se esticar para pegar. Quando chegar perto, mova novamente o brinquedo para ele se mover também.
Faça a brincadeira com objetos de formatos e cores para que o estímulo visual seja aflorado também.
Seu bebê já começou a engatinhar? Então está na hora de criar obstáculos. Bloqueie o caminho dele com uma almofada ou travesseiro e incentive-o a rastejar por cima ou fazer o contorno.
Você pode segurar um brinquedo do outro lado do travesseiro para que ele se sinta encorajado a se mover.
Com o seu bebê deitado de barriga para cima, mostre um brinquedo acima dele para que ele tente pegar.
Você pode sacudir, direcionar de um lado para o outro, fazer círculos e outros.
Todos esses movimentos irão estimular a coordenação motora do seu bebê.
O ritmo é superimportante para a coordenação motora e, para isso, nada melhor do que adicionar música ao seu dia. Para desenvolver ainda mais o seu bebê, junto dele, adicione palmas à canção.
Com 7 meses, ele já deve ter algumas músicas favoritas e, então, bater palmas é um ótimo exercício. Intercale músicas mais lentas com outras agitadas para que ele vá aprendendo a diferença do ritmo.
Gostou das nossas ideias para desenvolver a habilidade motora dos bebês?
Todas são bem simples – e pode ser até que já sejam conhecidas por você – mas elas são exercícios ótimos para aflorar a coordenação dos pequenos!
Rua Itapeti, 721 - Tatuapé
São Paulo - SP
03324-002