COVID-19: Como determinação dos órgãos do governo, aulas e atendimentos estão temporariamente suspensos.
Contato | Berçário | Educação Infantil.

Atividades que estimulam a coordenação motora do seu bebê

|
Cadastre-se para receber histórias, brincadeiras e atividades para bebês e crianças de 0 a 6 anos.

Entenda como funciona a coordenação motora nas crianças e inspire-se em algumas brincadeiras que ajudam a aguçar essa habilidade nos bebês! 

Coordenação motora é a capacidade que o corpo tem de desenvolver um movimento – e ela passa a existir logo nos primeiros dias de vida.

Estimular a coordenação motora nos bebês é importante para que ele desenvolva por completo algumas atividades, mas não se engane: ela não se restringe a apenas engatinhar ou se sentar.

Para começar o assunto precisamos entender que existem dois tipos de coordenação motora. 

Quais são esses tipos? 

A sincronicidade entre músculos, articulações e cérebro é o que forma a coordenação motora.

Existem dois tipos: a grossa, que se utiliza grupos de músculos maiores desenvolvendo habilidades como correr, pular e subir escadas; e a fina, onde músculos pequenos são estimulados, como os dedos das mãos e, então, a capacidade de desenhar e manusear pequenos objetos é mais explorada. 

Enquanto a coordenação motora grossa permite que a criança rasteje, ande e engatinhe, a coordenação motora fina faz com ela desenhe, encaixe peças e segure objetos. 

A coordenação motora por idade 

Para os bebês, desenvolver habilidades motoras não se limita apenas a capacidade de fazer alguns movimentos.

Ela engloba o âmbito das experiências e compreensão do ambiente, ajudando na autonomia e na construção da autoestima da criança no futuro.

E aqui vale lembrar que não existe uma regra do que se deva acontecer a cada semana ou mês – cada pessoa desenvolve suas habilidades de forma única e exclusiva. 

No geral, com algumas semanas de vida, a coordenação motora já dá às caras com o movimento de abrir e fechar as mãos.

Depois, com 2 meses, o bebê normalmente consegue movimentar a cabeça para encontrar quem está falando com ele. 

No quarto mês, ele pode segurar um brinquedo e até mesmo virar de barriga para baixo.

Depois, a coordenação motora faz com que ele toque os próprios pés, levante os braços para ser pego no colo e começa a se sentar sem apoios. Consequentemente, essas habilidades vão se aflorando ao passar dos meses.

Com 1 ou 2 anos, a criança já consegue segurar um giz de cera com a mão, encaixar objetos dentro de recipientes, empilhar blocos, chutar uma bola (sem precisão, é claro) e outras atividades.

A partir dos 3 anos, a coordenação motora permite que a criança recorte um papel, faça traços com lápis de cor, pule com os dois pés e pedale um triciclo. As habilidades vão sendo desenvolvidas de forma gradual. 

Coordenação motora por idade

Brincadeiras que estimulam a coordenação motora nos bebês

Agora que já entendemos o que é e como se apresenta a coordenação motora dos bebês, que tal estimular essa habilidade com brincadeiras?

De forma lúdica, fácil e divertida, alguns movimentos ajudam no desenvolvimento da criança. Separamos 6 atividades para você colocar em prática. Vamos lá?

Brinque de pedalar

Coloque o seu bebê deitado de costas e segure os tornozelos dele. De forma suave, dobre os joelhos aproximando-os da barriga e depois estique as perninhas.

Repita esse movimento lentamente e diversas vezes. Você pode adicionar uma música ou dizer palavras como “dobra” e “estica” para ele enquanto faz isso. 

Equilíbrio em bolas 

Sente seu bebê em uma bola de exercício e segure-o com firmeza pelos quadris.

Faça alguns movimentos com a bola lentamente: incline para frente e para os lados.

Isso irá fortalecer os músculos do abdômen do bebê e melhorar o equilíbrio, pois o movimento fará com que ele aprenda a trocar o peso de lado. 

Equilíbrio em Bolas

Faça alongamentos

Alongamento são é só para os adultos não, hein? Uma forma fácil de praticar isso com o seu bebê é estimular para que ele alcance um brinquedo.

No chão, coloque um objeto próximo a ele, mas o suficiente para que ele tenha que se esticar para pegar. Quando chegar perto, mova novamente o brinquedo para ele se mover também. 

Faça a brincadeira com objetos de formatos e cores para que o estímulo visual seja aflorado também. 

Adicione obstáculos

Seu bebê já começou a engatinhar? Então está na hora de criar obstáculos. Bloqueie o caminho dele com uma almofada ou travesseiro e incentive-o a rastejar por cima ou fazer o contorno.

Você pode segurar um brinquedo do outro lado do travesseiro para que ele se sinta encorajado a se mover.

Capturar brinquedos

Com o seu bebê deitado de barriga para cima, mostre um brinquedo acima dele para que ele tente pegar.

Você pode sacudir, direcionar de um lado para o outro, fazer círculos e outros.

Todos esses movimentos irão estimular a coordenação motora do seu bebê. 

Utilize músicas 

O ritmo é superimportante para a coordenação motora e, para isso, nada melhor do que adicionar música ao seu dia. Para desenvolver ainda mais o seu bebê, junto dele, adicione palmas à canção. 

Com 7 meses, ele já deve ter algumas músicas favoritas e, então, bater palmas é um ótimo exercício. Intercale músicas mais lentas com outras agitadas para que ele vá aprendendo a diferença do ritmo. 

Gostou das nossas ideias para desenvolver a habilidade motora dos bebês?

Todas são bem simples – e pode ser até que já sejam conhecidas por você – mas elas são exercícios ótimos para aflorar a coordenação dos pequenos! 

Entre em Contato

(11) 2941-9222
Envie uma mensagem.
Segunda a sexta | 7h às 19h

Endereço

Rua Itapeti, 721 - Tatuapé - 03324-002
Zona Leste de São Paulo - SP
Venha de Waze ou Google Maps
Copyright 2020 - Escola Jeitinho de Criança
Desenvolvido por Bravo Bird - Negócios Digitais