10 brincadeiras para fazer em casa com crianças de 2 a 3 anos

|
Cadastre-se para receber histórias, brincadeiras e atividades para bebês e crianças de 0 a 6 anos.

É através da brincadeira que as crianças se comunicam. Atividades lúdicas divertem, desenvolvem e estimulam diversas habilidades dos pequenos. Confira neste texto uma série de sugestões para colocar em prática dentro de casa! 

Inventar, aprender e imaginar são sinônimos de brincadeiras para crianças, especialmente as de 2 e 3 anos.

Além de ser um direito de toda infância, brincar também é uma forma de ensinar. E, para isso, não é preciso comprar brinquedos em shoppings a cada mês, viu?

Muitas brincadeiras podem ser feitas com objetos utilizados em casa – e que ainda irão estimular a criatividade e a imaginação das crianças. 

A partir dos 2 anos de idade, a criança passa a enxergar o brinquedo de uma forma simbólica. A graça não está mais do que se pode fazer com eles, mas sim no que eles representam ou podem se transformar.

Por isso, muitas das brincadeiras aqui listadas (e diversas outras) são uma excelente forma de desenvolver habilidades educativas, cognitivas e sociais para os pequenos. A coordenação motora também já está presente aqui. 

Nessa faixa etária, algumas brincadeiras são clássicas. Brinquedos de montar e desmontar, geralmente, prendem a atenção da criança por horas – que vai fazer, desfazer e refazer até cansar.

A imaginação também contribui para teatrinhos e fantoches, além de instrumentos musicais. Massinha, tintas e lápis de cor também são boas apostas já que a criatividade passa a ser mais explorada juntamente com a ideia de produzir algo para o outro. O tradicional: “mamãe, papai, fiz para você”! 

Agora, vamos para as nossas sugestões? Abaixo, você confere 10 ideias de brincadeiras para fazer com crianças entre 2 e 3 anos dentro de casa! 

1 – Boliche

Aqui, a brincadeira começa mesmo antes da atividade, além de estimular a imaginação e a coordenação motora.

Utilize garrafas pets para montar os pinos de boliche – e, para ficar ainda mais divertido, comece pela preparação. Sugira decorar a garrafa com adesivos ou desenhos feitos em papel.

Depois, encha a garrafa até a metade e, claro, feche bem. Aí é só espalhar os pinos de uma forma organizada e começar o boliche.

A bola pode ser tanto alguma que você já tenha em casa ou várias meias que formam juntas um novelo grande. 

A cada rodada, o jogador pode jogar duas vezes e ganha quem derrubar todos os pinos primeiro.

Se não tiver garrafas pet, como alternativa, pode utilizar alguns brinquedos que façam o papel dos pinos de boliche.

Boliche para crianças

2 – Bolhas de sabão

Um clássico que não tem idade. Para preparar a brincadeira é só misturar duas colheres de sopa de detergente em um copo de água. Mexa bem e entregue um canudo para a criança.

A graça fica na criança descobrir que quanto mais devagar ela assoprar, maior ficará a bolha.

Você pode se revezar com ela e criar uma aposta de quem estoura ou quem faz mais bolhas.

Brincadeira Bolhas de Sabão

3 – Teatro de fantoches

Que tal agora contar histórias? Elas estimulam a imaginação e favorecem o mundo lúdico da criança – fundamental nesta idade.

O espetáculo pode ser feito com meias, sacos de pão ou desenhos feitos em cartolinas e colados em um palitinho. 

Separe uma caixa de papelão para ser o palco e comece a brincadeira.

Você pode contar uma história que ela já conheça, ler o trecho de um livro infantil ou inventar o enredo da sua cabeça.

Depois, passe o fantoche para a criança e deixe com que ela estimule sua imaginação.

Uma alternativa aos fantoches, é utilizar bichinhos de pelúcia como personagens da história.

Teatro de Fantoches

4 – Mãos na massa

A maioria das crianças adoram massinhas e ficam horas modelando bonequinhos com as próprias mãos. Uma forma de reinventar essa brincadeira é ela fabricar sua própria massinha – e é bem fácil! 

Você vai precisar de uma xícara de sal, quatro de farinha de trigo, uma xícara e meia de água e três colheres de sopa de óleo.

Mãos na massa: é só misturar tudo e você terá a sua massinha caseira! Com algumas gotinhas de corantes alimentícios, a criança dá cor aos seus pedaços. 

Massas feitas? Agora a brincadeira tem infinitas possibilidades! Uma delas é montar picolés de massinha! Separe alguns palitos e brinque de montar sorvetes com eles.

Dá para estimular ainda mais a brincadeira criando rostos na massinha. Para isso, utilize olhos divertidos (chamados de “googly eyes”). Se não tiver, botões ou grãos de feijão cumprem o papel!

Massinha de Modelar Caseira

5 – Quebra-cabeça

Com dois anos de idade, crianças já começam a interagir com quebra-cabeças ou blocos de construção com mais facilidade.

A coordenação motora é estimulada, além do desenvolvimento da concentração do pequeno.

Escolha aqueles como um número de peças pequeno e com formatos grandes. Com o passar do tempo, o grau de dificuldade vai aumentando.

Quebra cabeça para crianças

6 – Eu espio

Já ouviu falar na brincadeira “eu espio”? Bem fácil de colocar em prática, ela estimula o desenvolvimento da atenção e a memória das crianças. 

Basta pegar a caixa de brinquedinhos da criança e espalhar no chão. Sabe aqueles brinquedos e/ou bonecos pequenos que ficam em uma caixa ou em balde? São eles mesmo!

Com todos espalhados no chão, você vai mencionar um deles e a criança terá que encontra-lo no monte! É como se fosse um “Onde Está Wally” caseiro e para crianças a partir de 2 anos. 

7 – Elefante no rolo de papel higiênico

Vamos agora utilizar material reciclável para brincar?

O rolo de papel higiênico é uma das melhores opções para isso. Por ser mais maleável, esse tipo de material pode se transformar em diversos animais ou objetos. Basta usar a imaginação! 

O mais clássico deles é o elefante.

Separe o rolo de papel higiênico, papel colorido, tesoura, cola e canetinhas. No papel, desenhe duas formas da orelha do elefante, recorte e cole no rolo.

Depois, recorte um retângulo e passe cola em uma das pontas dele. Fixe-o no rolo de papel higiênico só uma dessas pontas para formar a tromba. Depois, desenho os olhinhos e pinte como preferir. 

Elefantes montados? Que tal brincar com eles no teatro de fantoches que mencionamos lá em cima? Dá para criar também joaninhas, borboletas, macacos, leões e muito mais!

Brincadeira Elefante de Rolo de Papel

8 – Pintura com água

Quer algo que faça menos sujeira? Então separe um papelão grande, um pouco de água em um potinho e um pincel. Estenda o papel no chão e diga que é uma tela preparada para receber uma obra de arte. 

As crianças vão adorar pintar com água e, depois, ver suas artes sendo absorvidas pelo papelão e gerando uma nova tela!

Como alternativa, você também pode sugerir que a criança pinte com água em um vidro.

Pintando com água

9 – Descubra a sombra

Simples e divertida, essa brincadeira é duradoura (separe pelo menos uma manhã para ela) e estimula o raciocínio da criança.

Para começar, separe objetos variados e bem estruturados, como panelas, copos e cadernos, uma luminária ou lanterna, cartolina e canetinha. 

Sem a criança ver, empilhe os objetos criando uma forma engraçada e curiosa. Com a luminária ou a lanterna, direcione a luz para os objetos formando uma sombra no chão.

Coloque a cartolina onde se formou a sombra e faça o contorno dela com uma caneta.

Por fim, recorte. Desmonte os objetos e crie novas imagens. 

Depois de tudo preparado, chame a criança para começar a brincadeira: a graça é descobrir como você empilhou os objetos para formar o desenho da cartolina.

Quase que como um quebra-cabeça, o pequeno terá que encaixar e desencaixar os objetos até reproduzir a mesma sombra.

Mas, claro, atente-se para que a forma seja divertida e inusitada, mas não impossível de ser descoberta!

10 – Acampamento

Chegamos a nossa última sugestão e ela é um clássico: acampamento dentro de casa!

Diga para o seu pequeno que vocês irão acampar. Arrume a mochila e prepare lanchinhos rápidos para colocar o “pé na estrada”. 

Na sala ou na varanda, construa um ambiente com cara de acampamento.

Não tem uma barraca? Use a imaginação e construa uma como lençóis – tudo improvisado mesmo, mas com bastante capricho!

A diversão fica por conta da imaginação: apague as luzes, use lanternas e conte histórias como se estivessem realmente fora de casa!

O clima de aventura vai ganhar o coração das crianças!

Acampamento para crianças em casa

Gostou das nossas ideias de brincadeiras? Todas podem ser feitas dentro de casa de forma fácil e criativa. Conte para gente qual é a preferida da sua criança!  

Onde estamos

Rua Itapeti, 721 - Tatuapé - 03324-002
Zona Leste de São Paulo - SP

Vá com Waze
Vá com Google Maps

Entre em contato

(11) 2941-9222
(11) 94134-9222
Envie uma mensagem.
Segunda a sexta | 7h às 19h
IMPORTANTE - COVID-19: Como determinação dos órgãos do governo, nossas aulas estão temporariamente suspensas, mas você pode falar conosco pelos canais de atendimento online, como e-mail ou via Whatsapp, (11) 94134-9222
Copyright 2020 - Escola Jeitinho de Criança
Desenvolvido por Bravo Bird - Negócios Digitais